O personagem do Diabo é associado a tentação, desejos incontroláveis, sexo, medo, proibição, pulsões, instinto criativo.
O Diabo nada esconde, tudo mostra, estão despidos e são desprovidos de hipocrisia.
É o arcano da paixão, do pulso de vida, a tentação dos desejos.
No popular e inconsciente coletivo, o Diabo fala do dinheiro, vem e nos tenta com propostas indecentes, uma riqueza súbita e fácil.
Uma parte de nós está sendo tentada. O sexo como instinto que pode nos cegar ou como pode criar algo novo incrível.
Os personagens nos mostram que para nos iluminarmos precisamos deixar nossos desejos carnais em segundo plano, o controle ou obsessão material pode nos prejudicar.
Numa leitura pode ser a entrada de um dinheiro grande inesperado. Desejo de riquezas, poder e controle. Intensidade de inspiração criativa. Grande riqueza ou ruína. Dimensão sexual de uma relação. Dependência sexual, escravidão sexual, controle.
Entre em contato com sua natureza instintiva, conecte-se com seus desejos reprimidos. Uma paixão avassaladora pode ter te tirado o chão, reflita isso.
Energia oculta e grande vigor inconsciente.
Poder transmutador. Força interna e externa poderosa.
A força que te derruba pode te fazer crescer.
Libido, obstinação, fugir do seu controle, manipulação.
Na astrologia esta carta é associada ao Signo de Capricórnio, a cabra obstinada com status e sucesso, ascensão e respeito social. Na mitologia Capricórnio é associado a Pan, o Deus que vivia solto e livre tocando sua flauta nas florestas e encantando sexualmente as ninfas.
No caso o Diabo pode representar a obstinação com a chegada no topo, como no filme "O advogado do Diabo" com Al Pacino, de 1997, ( um clássico).
Dispa-se para se enxergar!
Silvia Duarte
Astróloga/Taróloga