EXU E POMBA GIRA são considerados para algumas linhas e vertentes de trabalho espiritual, como entidades de "esquerda" , entidades ou espíritos maléficos, "escravos", outras o cultuam como figuras centrais e soberanas.
No Candonblé, Exu é um orixá, Ele é a própria personificação do movimento e da comunicação. Sem Exu, nada se faz, pois é ele quem destrava e leva as oferendas para os outros Orixas. Ele é uma força da natureza, não um espírito morto. Mesmo a Pomba Gira é tida como entidade de trabalho, de forma muito diferente do que na Umbanda.
Na Umbanda, Exus e Pombas Giras são vistos como espíritos em evolução, seres que viveram na terra e através do trabalho espiritual, conquistaram o grau de "guardiões". Eles são considerados de " esquerda", por trabalharem com energias mais densas, limpando o plano astral e protegendo a pessoa de ataques espirituais. São vistos como os "guardas"do mundo espiritual.
Na Quimbanda, ( Independência e Força Bruta), Exu e Pomba Gira são as figuras centrais e soberanas. A interpretação aqui é de LIBERDADE TOTAL. Eles não são subordinados a hierarquia dos Orixás da mesma forma que na Umbanda . São vistos como ancestrais poderosos que dominam a magia, a riqueza e a proteção. É uma linha que foca intensamennte na resolutividade prática e no poder da auto transformação. Eu, particularmente concordo plenamente.
É comum que pessoas de outras religiões associem essas entidades a demônios e ao mal, porém Exu e Pomba Gira NÃO SÃO Demônios! Eles são o espelho da humanidade. Possuem livre arbítrio e capacidade para transitar onde outros não entram, trazendo luz as profundezas e ordem ao caos.
São entidades próximas a nós, a experiência humana, sentem nossas dores, conhecem as sombras e as luzes que carregamos.
Em qualquer vertente, o poder de Exu e Pomba Gira reside no movimento. Eles são os guardiões dos portais, donos das encruzilhadas e caminhos, mensageiros entre o divino e o terreno.
EXU: vitalidade, movimento, comunicação, execução da lei e da ordem e justiça. Proteção ativa.
POMBA GIRA: força feminina transmutada, auto estima, sedução, auto confiança, auto valorização, desejo de viver com alegria e quebra de tabus e padrões, proteção e prosperidade, movimento.
Aqui vai uma oração a EXU E POMBA GIRA:
Acenda uma vela vermelha e preta
Laroyê Exu e Laroyê
'Peço licença ao Criador e ãs forças da natureza para saudar os guardiões da minha jornada.
Laroyê Exu, Voz que sois do dono das chaves, o senhor das encruzilhadas e o executor da lei. Peço que vossa força, corte as demandas, afaste os inimigos e traga o movimento necessário para que minha vida não estagne. Que vossa capa me cubra e vossa lança me defenda. Abra meus caminhos e progeja meus passos por onde eu for.
Laroyê Pomba Gira, Voz que sois a rainha da noite, a senhora do desejo e do axé. Peço que vossa gargalhada transmute as energias negativas em alegria e poder.
Que vossa presença encante meus caminhos, trazendo auto estima, brilho pessoal, carisma e harmonia nas minhas relações. Que o seu feitiço seja para o meu bem, para a fartura, prosperidade e para a proteção do meu coração.
Neste momento, firmo meu pensamento em vossa proteção, Que a força de Exu me dê o chão e a força de Pomba Gira me dê o voo. Que nunca me falte nada, nunca me falte o axé, e que a inveja alheia se perca no vento, antes de me alcançar.
Salve o povo da rua! Salve a vossa força!
Laroyê Exu, Laroyê Pomba Gira!
Dica: bata 3 vezes o pé direito no chão após a oração.
para leitura de mapas , leitura de tarot e trabalhos de magia espiritual entre em contato

Nenhum comentário:
Postar um comentário